Nosso Blog

A Importância de Ações de Responsabilidade Social no Setor de Bares e Restaurantes

Dicas de Gestão Foodservice | 14 set, 2021
A Importância de Ações de Responsabilidade Social no Setor de Bares e Restaurantes

A Importância de Ações de Responsabilidade Social no Setor de Bares e Restaurantes

 

A responsabilidade social empresarial é uma pauta cada vez mais abordada no mundo dos negócios, fazendo com que os empreendedores busquem modelos de negócio mais sustentáveis.

 

Empresas do setor de alimentação fora do lar como bares, restaurantes, hamburguerias, pizzarias e similares também devem encontrar maneiras de contribuir com a sociedade, seja apoiando uma ONG ou criando sua própria iniciativa, por exemplo.

 

Sabemos que boa parte das pequenas e médias empresas ainda encontram dificuldades em realizar ações de responsabilidade social, em especial no período da pandemia, quando muitas foram prejudicadas pela necessidade do distanciamento social.

 

No entanto, até mesmo para pequenos estabelecimentos food service é possível contribuir com questões sociais que causam impacto na comunidade. Ações desse tipo são bem recebidas pelos consumidores que estão cada vez mais engajados com seus propósitos pessoais.

 

Qual é a importância das ações empresariais de responsabilidade social 

 

Você sabia que 87% dos consumidores brasileiros dão preferência para empresas com práticas sustentáveis? É o que revela um estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana, Union + Webster, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

 

E mais: 70% dessa amostra declarou não ter problemas em pagar um pouco mais por produtos e serviços de empresas sustentáveis.

 

Para os estabelecimentos food service, esses dados demonstram a necessidade de se adequar ao perfil de clientes que não compram apenas pela comida, mas pela experiência como um todo.

 

E, para esse público, as ações de responsabilidade social de bares e restaurantes são uma afirmação do comprometimento das empresas e marcas com o futuro da sociedade e do planeta.

 

Conheça algumas ações de responsabilidade social do setor food service

 

Separamos para você, algumas iniciativas relacionadas ao tema, confira!

 

Restaurante Lixo Zero

 

 

O restaurante Casa Origem, de Florianópolis, tem uma proposta ousada: gerar soluções criativas e inovadoras para entregar comida de verdade com menos impacto

ambiental e mais impacto social.

 

O restaurante foi o primeiro do país a obter o certificado ‘Lixo Zero’, que garante a reutilização, reciclagem e compostagem de pelo menos 90% dos resíduos produzidos no local, enviando somente os rejeitos restantes para o aterro sanitário. 

 

Outros diferenciais do local são o cardápio majoritariamente vegano, a conduta ‘lixo zero’ e a venda de produtos naturais e ecologicamente corretos. E mais: a cada prato comprado, R$1,00 é investido em um projeto social. 

 

Em São Paulo, o restaurante Corrutela tinha uma proposta parecida ao investir em um negócio que aliava gastronomia e meio ambiente, mas se encontra temporariamente fechado.

 

Burguer da Rua

 

 

A hamburgueria Burger da Rua, cliente e parceira aqui da Monte Carlo Alimentos, criou uma iniciativa muito especial que doa 1 lanche a cada 10 vendidos pelo restaurante. Com mais de 8.000 lanches distribuídos, em maio a hamburgueria foi pauta de uma matéria do jornal Folha de São Paulo

 

E graças ao engajamento do público, no Dia do Hambúrguer foi possível distribuir 585 lanches para pessoas em situação de vulnerabilidade social na Praça da Sé (São Paulo, SP).

 

O trabalho social feito pela Burger da Rua é inspirador e ganhou visibilidade durante a pandemia do coronavírus, onde o número de pedidos via delivery aumentou consideravelmente.

iFOOD Regenera

 

 

Atento ao impacto ambiental e de olho no futuro, em 2021 o iFood lançou o programa iFood Regenera. Seu objetivo é acabar com a poluição plástica de suas operações e tornar-se neutro na emissão de carbono até 2025.

 

A marca  investiu R$100 milhões nessa iniciativa e, segundo Fabrício Bloisi, CEO do iFood, a missão é assumir uma posição pela sustentabilidade e no combate ao aquecimento global, não apenas para zerar as emissões de carbono, mas também no intuito de regenerar o meio ambiente.

 

Essa não é a primeira ação de responsabilidade social da Foodtech, que em 2021 criou campanhas que contribuíram para reduzir em 90% a distribuição de descartáveis dos restaurantes parceiros.

 

Monte Carlo Alimentos e Médicos Sem Fronteiras

 

 

Muito se engana que apenas os restaurantes devem pensar em ações sociais para contribuir com o setor de alimentação fora do lar.

 

A cadeia composta por fornecedores, distribuidores, aplicativos e associações também precisam desempenhar seu papel para contribuir com uma sociedade mais justa e sustentável.

 

Pensando nisso, aqui na Monte Carlo Alimentos, criamos iniciativas sociais e apoiamos outros projetos como o Médicos Sem Fronteiras, repassando 2% do valor das compras feitas no período de 01 a 15/06/2020.

 

Também doamos R$10 ao Programa Médicos Sem Fronteiras por cada pesquisa de satisfação que nossos clientes responderam durante a campanha. Essa é a nossa forma de contribuir e retribuir para nossa comunidade.

 

Como pode notar, existem muitas maneiras de realizar ações empresariais de responsabilidade social no setor de food service. Desde fatores simples, como reduzir o desperdício de descartáveis e fazer a separação de lixo reciclável, até ações milionárias de grandes marcas.

 

Gostou desse conteúdo? Então se inscreva na nossa newsletter e não perca nenhuma atualização do nosso blog!

 

Compartilhe esse conteúdo