Nosso Blog

ALIMENTO SEGURO X SEGURANÇA ALIMENTAR

Dicas de Gestão Foodservice | 8 jun, 2020
ALIMENTO SEGURO X SEGURANÇA ALIMENTAR

Alimento Seguro x Segurança Alimentar

 

De cara parece se tratar do mesmo assunto, mas Alimento Seguro e Segurança Alimentar são conceitos bem diferentes que confundem até mesmo os especialistas da área de alimentação.

Na indústria de alimentos existe uma série de normas globais para garantir a qualidade dos alimentos produzidos. Entender melhor cada um desses temas é um diferencial que pode fazer com que seu negócio tenha mais destaque no mercado.

Com o surgimento da Covid-19 as empresas que oferecem Food Service precisaram se adaptar às novas exigências higiênicas e sanitárias e, também, à expansão do delivery já que o consumo de alimentos em locais de venda está proibido.

A seguir, vamos explicar a diferença entre Alimento Seguro e Segurança Alimentar, continue a leitura e torne seu estabelecimento ainda mais seguro para seus consumidores.

 

Alimento Seguro

O termo “Alimento Seguro” conhecido em inglês como “Food Safety” se refere à segurança dos alimentos comercializados. Ou seja, tem relação com a garantia de qualidade em todas as etapas, desde a sua produção até o consumo.

Estes alimentos devem ser saudáveis e livres da presença de contaminação física, química ou biológica. E, portanto, seu consumo não deve prejudicar a saúde ou segurança das pessoas.

A preocupação com a segurança deve ser pensada desde o momento em que o alimento é manuseado e preparado, por isso é imprescindível que, em tempos de epidemia, o cuidado com a higiene seja redobrado.

Na Monte Carlo Alimentos, fornecemos todos os insumos necessários para garantir a segurança do alimento durante o preparo. Você conta com uma linha de produtos para proteção e esterilização que resguarda a saúde de toda a equipe e, ainda, garante a máxima segurança do alimento comercializado.

 

Segurança Alimentar

Já o termo “Segurança Alimentar”, do inglês “Food Security”, se refere à prática de medidas públicas que garantem o acesso universal à alimentação saudável e nutritiva.

Essas medidas asseguram a disponibilidade de alimentos com qualidade nutricional adequada para todas as pessoas do mundo inteiro. Ou seja, todos devem ter acesso físico, social e econômico a uma quantidade de alimento que supra suas necessidades de forma digna e saudável.

Em 2003, foi implantado no Brasil o programa Fome Zero, cujo objetivo era integrar políticas estruturais e emergenciais no combate à fome e a pobreza, garantindo que todos tenham acesso à comida. Está é uma medida de Segurança Alimentar.

 

Segurança do alimento durante a pandemia

Como mencionado anteriormente, todos os estabelecimentos que comercializam comida precisam seguir as normas da vigilância sanitária com atenção redobrada durante o período de pandemia para garantir a segurança do alimento.

Uma boa gestão do estoque, assim como a aquisição dos materiais certos, torna esse processo muito mais eficiente. Confira o que não pode faltar no seu estabelecimento durante este período:

 

  • Álcool em gel (em sachê, líquido e também na opção 5L)
  • Viseiras
  • Máscaras
  • Luvas
  • Toucas
  • Sabonetes antissépticos
  • Aventais impermeáveis

 

E tudo isso você encontra aqui, no site da Monte Carlo!

 

Compartilhe esse conteúdo