Nosso Blog

CANAL PARA RESTAURANTE NO YOUTUBE: VALE A PENA CRIAR?

Dicas de Gestão Foodservice | 13 out, 2020
CANAL PARA RESTAURANTE NO YOUTUBE: VALE A PENA CRIAR?

O YouTube é uma das ferramentas mais valiosas para quem quer vender mais pela internet. Mas antes de criar um canal para o seu estabelecimento, é bom aprender melhor sobre seu uso comercial e qual o tipo de conteúdo pode ser mais relevante e atrativo para o seu público.

 

Com o surgimento da Covid-19, muitos bares e restaurantes tiveram que buscar outras alternativas de se comunicar com o público. Neste momento, as redes sociais se tornaram instrumentos de trabalho extremamente úteis na hora de divulgar informações, como as novas regras de atendimento, por exemplo. 

 

Se você tem interesse em investir no YouTube, saiba que existem muitas formas de promover seu negócio através de parcerias, lives ou até mesmo pagando por isso. Continue a leitura que já vamos te contar como isso é possível.

 

Quer aprender dicas valiosas para fazer seu restaurante bombar na internet? Confira nosso conteúdo especial: Estratégias de Marketing Digital para Restaurantes!

Cozinhar é uma arte, entreter faz parte…

 

Já dizia a música dos Titãs: “A gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e arte”. Esses versos fazem todo sentido quando pensamos no cliente de alimentação Food Service.

 

Isso porque, sair para comer é uma das atividades mais prazerosas para se fazer, certo? A alimentação fora do lar é, para muitos, um momento de descontração e lazer, onde podem conversar e relaxar enquanto desfrutam um prato especial.

 

Apesar de não proporcionar a mesma experiência de se alimentar fora, o YouTube é um veículo capaz de  transportar os seguidores do canal para dentro das cozinhas dos melhores chefs do Brasil e do mundo. Se o seu intuito é gerar engajamento e criar um relacionamento com o cliente, essa é uma estratégia que pode ser adotada ao seu planejamento.

 

O objetivo, portanto, é utilizar o YouTube como ferramenta para alcançar o público e entregar uma experiência que mescla gastronomia e entretenimento.

 

Chefs renomados como Erick Jacquin e Paola Carosella transformam seus canais no YouTube em um espaço para compartilhar seus conhecimentos e receitas deliciosas com os amantes da boa gastronomia. Além de dar água na boca, esses vídeos são uma maneira de aproximar e entreter o público, especialmente durante o isolamento.


 

Como muita gente resolveu se inspirar e arriscar na cozinha durante a pandemia, distribuidores de alimentos para restaurantes que atendiam exclusivamente empresas, passaram a disponibilizar canais de atendimento também para pessoas físicas.

 

Aqui na Monte Carlo Alimentos, você recebe em sua residência, todos os ingredientes utilizados por grandes chefs, e o melhor, com preços de atacado. Para se cadastrar como Pessoa Física em nosso site é bem simples; basta responder esse formulário e aguardar a análise de crédito para a liberação do acesso.

 

Como faço para divulgar meu restaurante no YouTube?

Existem diversas maneiras de promover um negócio através do YouTube. Separamos as 3 opções que podem trazer melhores resultados para estabelecimentos da cadeia Food Service. Confira:

 

1. Criando um canal

 

A primeira (e mais popular opção) é criar o seu próprio canal no YouTube. Esse meio poderá levar o nome da marca ou do chef que comanda o restaurante. 

É importante aprender sobre filmagem e edição, assim como preparar conteúdos que sejam relevantes para o público-alvo. Vale a pena pesquisar e ver os canais de outros chefs e restaurantes para se inspirar. 

 

2. Anúncios pagos

 

Você sabia que pode fazer anúncios em vídeo pelo Google Ads? Ao seguir simples etapas você pode veicular breves anúncios pagos que duram entre cerca de 5 e 30 segundos para um público selecionado, de acordo com o perfil da empresa e sua localização.

E mais: se precisar de uma mãozinha na hora de criar seu vídeo, você pode contratar o serviço de uma das plataformas criativas que o YouTube sugere e desenvolver um anúncio em vídeo com qualidade profissional.

 

3. Parcerias com canais relacionados

 

Outra alternativa para promover seu estabelecimento com o YouTube é fazer parcerias com canais e youtubers que já criam conteúdos voltados para o seu público.

Se o seu restaurante está próximo a pontos turísticos, canais que dão dicas de viagens e/ou lazer podem se tornar parceiros interessantes na hora de divulgar seu canal no YouTube.  

 

Afinal, vale a pena criar um canal para o meu restaurante?

 

Para responder essa pergunta, deve-se levar em consideração o que você espera atingir com essa ferramenta. Para quem busca resultados mais rápidos, outras redes sociais como Facebook e Instagram podem ser mais adequadas porque demandam menos tempo e recursos para produzir o material que será divulgado.

 

Mas, se o seu intuito é gerar engajamento e reconhecimento, criar vídeos ou fechar parcerias com canais de gastronomia pode ser uma boa maneira de se promover nessa mídia social e oferecer uma experiência diferenciada para o usuário.

 

E por falar nisso, agora nós também estamos no YouTube! Siga o nosso canal, Monte Carlo Alimentos: Viver de food service, e acompanhe nossos vídeos em primeira mão.

 

Lá, você vai encontrar conteúdos produzidos especialmente para quem trabalha com a gestão e operação de bares, restaurantes, pizzarias, hamburguerias, e demais estabelecimentos food service.

 

Compartilhe esse conteúdo