Nosso Blog

COMO O ASSOCIATIVISMO NO FOOD SERVICE PODE BENEFICIAR SEU NEGÓCIO?

Dicas de Gestão Foodservice | 31 mai, 2021
COMO O ASSOCIATIVISMO NO FOOD SERVICE PODE BENEFICIAR SEU NEGÓCIO?

Você já conhece as entidades e iniciativas de cooperação e representação do setor? Vale a pena fazer parte? Isso e muito mais você confere no conteúdo de hoje no Blog da Monte Carlo Alimentos!

 

Criar uma associação é a maneira que muitos empresários encontraram para fortalecer seus negócios e expandir sua atuação no mercado. No food service, o associativismo pode se tornar uma ferramenta poderosa para operadores em tempos de crise.

 

Mas pra começo de conversa, o que é associativismo?

 

Em primeiro lugar, é preciso entender do que estamos falando. O associativismo vem do termo “associação”, ou seja, uma livre organização de pessoas que buscam resolver as necessidades, metas e objetivos em comum.

 

Nos negócios, essa prática costuma reunir empreendedores do mesmo nicho que precisam criar soluções, superar diversos desafios, tais como: sociais, culturais, políticos, econômicos, científicos, entre outros.

 

Para esse grupo, unir forças é uma alternativa inteligente e vantajosa que os fará alcançar uma fatia do mercado que não poderiam conquistar sem o apoio de seus associados. Desta forma, todos saem ganhando.

 

E como isso se aplica no Food Service?

 

Você já deve ter notado que o setor de food service é muito complexo e composto por diversas partes. Desde os agricultores e pecuaristas, até os responsáveis por servir a refeição já pronta, essa é uma cadeia muito longa com muitas partes envolvidas.

 

Todos podem se beneficiar com o associativismo para food service, sejam os fornecedores, operadores, prestadores de serviço, mas principalmente, os clientes que recebem mais ofertas de restaurantes de qualidade.

 

As associações permitem a restaurantes da mesma região adquirir alimentos, produtos e insumos de qualidade, por exemplo. Ganhando melhores condições de negociação, rateando os custos com entrega, reduzindo as perdas e desperdícios, e muito mais.

 

O que o associativismo representa em tempos de crise?

 

Em diversos posts aqui no nosso blog, já comentamos sobre a importância dos donos de bares, restaurantes, hamburguerias, pizzarias e demais estabelecimentos food service criarem alternativas que viabilizem seus negócios, mesmo durante a pandemia do Coronavírus.

 

A expansão do delivery e a chegada de novas formas de pagamento on-line nos mostrou o quanto é importante nos ater às tendências e procurar reduzir os custos operacionais para manter a saúde financeira do seu restaurante.

 

O associativismo no food service é uma ferramenta poderosa que poderá salvar centenas - ou até milhares - de negócios! 

 

São diversas empresas que podem aproveitar as vantagens de se associar como cooperativa de pequenos fornecedores e distribuidores, restaurantes, dark kitchens, marmitarias, entregadores e muito mais. O céu é o limite!

 

3 associações do setor food service que você precisa conhecer!

 

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes

 

A ABRASEL é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

 

Saiba mais em: https://abrasel.com.br/

 

ANR - Associação Nacional de Restaurantes 

 

 

A ANR é uma representante dos empresários do setor de food service brasileiro em suas relações com os poderes públicos, entidades de trabalhadores e junto à sociedade em geral.

 

Saiba mais em: https://anrbrasil.org.br/

 

IFB - Instituto Foodservice Brasil

 

 

O Instituto Foodservice Brasil representa a união da cadeia de valor: fabricantes, prestadores de serviços e operadores, que juntos buscam soluções para temas que impactam suas atuações no mercado de alimentação fora do lar.

 

Saiba mais em: https://www.institutofoodservicebrasil.org.br/


 

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de acompanhar nosso blog e fique por dentro de todas as dicas de gestão e operação food service!

 

Compartilhe esse conteúdo

Leia tambem: