Nosso Blog

CRESCE USO DO E-COMMERCE B2B PARA REABASTECIMENTO DE RESTAURANTES

Notícias | 6 out, 2020
CRESCE USO DO E-COMMERCE B2B PARA REABASTECIMENTO DE RESTAURANTES

34% DOS BARES E RESTAURANTES USARAM PLATAFORMAS ONLINE DE DISTRIBUIDORES DE ALIMENTOS PARA ABASTECER O ESTOQUE

Com logística integrada, comerciantes não precisam ir à rua fazer compras e liberam tempo para outras atividades
 

O segmento de Alimentação Fora do Lar foi um dos que mais sofreu com a pandemia. Com bares e restaurantes fechados durante o isolamento, empreendedores tiveram que reestruturar além das vendas, a gestão de seus negócios. Segundo a pesquisa Alimentação na Pandemia – A Visão dos Operadores de Foodservice, desenvolvida pela consultoria Galunion e pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR).

 

Um terço (34%) comprou com distribuidores especializados e outra parcela (31%) adquiriu direto com a indústria. Segundo Ana Paula Coelho, especialista em logística e CEO da Monte Carlo Alimentos - distribuidora com 26 anos de mercado focada em pequenos negócios do setor food service - as plataformas de abastecimento com atendimento digital estão ganhando cada vez mais espaço.

 

“Muitos players do setor de distribuição oferecem a opção de vitrine virtual, ou ainda, assumem a logística e criam modelos ligados diretamente a indústria criando um serviço diferenciado. Na Monte Carlo Alimentos, já oferecemos o serviço e em agosto comparado ao ano anterior, aumentamos 98% das vendas no online”, afirma.

 

Assim como nas compras de supermercado pela internet para casa, a jornada de compras de estabelecimentos comerciais em plataformas B2B mostra também uma adaptação do setor para o digital. “Mesmo com atendimentos híbridos, por telefone e whatsapp, as vendas no online ganharam bastante espaço.

 

A tecnologia se faz cada vez mais presente no cotidiano da população, com isso, a adesão dos negócios também tem sido cada vez maior. Outro fator importante que contribuiu para essa transformação é o investimento na experiência do cliente, é a estratégia omnichannel que permite integrar diversas opções de atendimento ao consumidor”, explica.

 

Ana Paula também acredita que os aplicativos delivery foram essenciais para a evolução do mercado. “As tecnologias para entrega de refeições são as mais recentes nesse processo de transição do food service. Mesmo quem não estava acostumado ou não utilizava o serviço, teve que aderir os apps. Muitas empresas já oferecem aplicativos próprios que geralmente substituem as ligações daqueles clientes mais fiéis ”, finaliza.
 



Sobre a Monte Carlo Alimentos

Desde 1994 no mercado, a Monte Carlo Alimentos - atacadista focada em pequenos negócios do setor food service - distribui os insumos e matérias-primas necessários aos operadores da cadeia de alimentação fora do lar.  Por meio do Whatsapp, consultoria especializada e e-commerce B2B, a Monte Carlo oferece mais de 800 produtos com entregas na capital paulista, Grande São Paulo, cidades do litoral sul e regiões até 200 km de distância.

Compartilhe esse conteúdo