Nosso Blog

FOOD SERVICE - 4 FORMAS DE PAGAMENTO ONLINE PARA BARES E RESTAURANTES

Dicas de Gestão Foodservice | 26 jan, 2021
FOOD SERVICE - 4 FORMAS DE PAGAMENTO ONLINE PARA BARES E RESTAURANTES

Você já parou para pensar como o setor de alimentação fora do lar (food service) vem expandindo sua atuação ao longo dos anos? 

 

Segundo dados levantados pelo SEBRAE, em parceria com a ABRASEL, 72% dos negócios já operam em aplicativos de delivery, sendo que essa modalidade cresceu 94% durante o último ano. 

 

Pode-se dizer que a crise causada pela Covid-19 foi diretamente responsável por essa mudança no comportamento de consumo do público. Durante o período de distanciamento social, também nos deparamos com uma nova tendência: o pagamento online em lojas físicas.

 

As formas de pagamento online são opções práticas e seguras que podem ser aplicadas, tanto no delivery, quanto pessoalmente, dispensando o uso de maquininhas, reduzindo as despesas com taxas de transação e problemas na hora de encontrar troco para cédulas.

 

Nesse post você vai aprender mais sobre os diferentes meios de pagamento online e quais são as melhores opções para aderir ao seu estabelecimento.

 

Cartões 

 

O uso de cartões para compras online não é nenhuma novidade, nós sabemos. Mas, essa alternativa continua sendo muito atrativa e se tornou ainda mais acessível (e segura) com a chegada dos cartões virtuais.

 

Muitos bancos disponibilizam cartões virtuais para transações por aplicativos que facilitam as compras online e reduzem o risco de fraudes. 

 

Aplicativos de Pagamento

 

Aplicativos como PicPay e Mercado Pago já provaram ser muito úteis para transações virtuais em estabelecimentos food service.

 

Ambos oferecem a opção de pagamento por QR Code, usando o valor disponível no próprio app ou um cartão previamente cadastrado para finalizar o pedido. 

 

Os aplicativos de pagamento oferecem a opção de compra segura, onde o dinheiro é reembolsado caso ocorra algum problema, e também dão descontos especiais em restaurantes, se tornando um diferencial para os clientes. 

 

PIX

 

Sendo uma das principais novidades quando o assunto é pagamento online, o PIX chegou para revolucionar as transações bancárias.

 

Diferente do TED e DOC que necessitavam de tempo e cobravam taxas para transferir dinheiro de uma conta para outra, o PIX realiza a transação de forma gratuita em poucos segundos.

 

É uma opção segura para substituir cartões de débito e se livrar das taxas cobradas pelas maquininhas. Oba!!!

 

Google Food Ordering

 

Falando em novidade, não podemos deixar de mencionar a mais nova parceria entre o Google e o Delivery Center: o Google Food Ordering.

 

Agora, os shoppings das redes Multiplan e BRF Malls terão seus restaurantes e praças de alimentação integrados ao Google e Google Maps, possibilitando que os clientes façam seus pedidos diretamente nas ferramentas de buscas.

 

Em comunicado, a empresa afirmou: 

 

“O objetivo é oferecer mais uma opção de venda para os nossos lojistas se consolidarem no meio digital, proporcionando a eles ganhos de escala, tanto com a maior exposição do mix, quanto em termos de vendas adicionais, e contribuir para a transformação dos nossos shoppings em hubs logísticos, conectando os lojistas a marketplaces como Ifood, Rappi, Uber Eats, Mercado Livre, Americanas, Submarino, Shoptime, além dos próprios marketplaces dos shoppings brMalls”

 

Devo aderir às formas de pagamento online?

 

Como pode ver, os meios de pagamento digitais vieram para trazer mais praticidade, agilidade e segurança para clientes e empresas.

 

Antes de aderir a alguma das modalidades, estude como elas poderiam melhorar os resultados do seu estabelecimento e defina as metas que pretende alcançar com essa integração.

 

Agora é com você! Conta pra gente qual método você considera o melhor para pagamentos online!

 

Compartilhe esse conteúdo