Nosso Blog

GESTÃO FOODSERVICE - COMO DEFINIR METAS PARA O MEU NEGÓCIO?

Dicas de Gestão Foodservice | 12 jan, 2021
GESTÃO FOODSERVICE - COMO DEFINIR METAS PARA O MEU NEGÓCIO?

Criar metas pessoais e profissionais é fundamental para alcançar seus sonhos. E assim como na vida, nos negócios também é preciso ter objetivos de curto, médio e longo prazos para determinar o futuro da empresa.

 

Essa é uma tarefa que deve ser executada levando em consideração o cenário atual, os recursos disponíveis, as oportunidades do mercado e as perspectivas de crescimento. Com isso, é possível traçar um planejamento estratégico e viável para retomar as atividades de bares, restaurantes, pizzarias, hamburguerias etc, rumo ao futuro pós-pandemia.

 

Quer saber mais sobre as tendências do setor para 2021? Então não deixe de conferir nosso artigo 6 negócios do segmento de alimentação fora do lar “Food Service” para ficar de olho 

 

Depois de definir seus objetivos e levantar os dados necessários, o próximo passo é estruturar essas informações com um método eficiente, criando um plano de ações para conduzir sua empresa em cada uma das metas determinadas.

 

Para te ajudar nessa missão, a Ana Paula Coelho - CEO da Monte Carlo Alimentos - compartilhou a fórmula usada para definir as metas e estratégias de atuação da empresa em curto, médio e longo prazos. Quer saber qual? Vamos contar no próximo tópico!

 

Definindo metas de sucesso: por onde começar?

Determinar quais serão os objetivos do seu estabelecimento pode ser mais simples do que imagina. Existem diferentes métodos que podem ser adotados para a criação de metas, cada empresa escolhe aquela que se aplica melhor a suas necessidades.

 

No caso da Monte Carlo Alimentos, utilizamos a Técnica SMART na hora de estabelecer nossas metas, definir as estratégias e avaliar os resultados. 

 

Cada letra do termo “SMART” representa um dos 5 passos para criação de metas de sucesso, sendo eles: Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time-based.

 

Specific (Específica)

O primeiro passo para criar uma boa meta é ter uma definição clara o suficiente para que todos a entendam. 

Especifique o quê, como, quando e quem deve fazer o quê. Capriche nos detalhes para facilitar a compreensão (e a execução) da sua equipe.

 

Measurable (Mensurável)

Uma meta precisa ser mensurável, ou seja, deve ser possível medir os resultados de alguma maneira.  

 

Quer aumentar os lucros, reduzir as despesas, conquistar mais fregueses? Estipule os números que devem ser alcançados e escolha uma ferramenta para te ajudar a acompanhar o desempenho.

 

Attainable (Alcançável)

Todas as metas precisam ser alcançáveis. O propósito dessa atividade é fazer com que toda a equipe esteja engajada em conquistar o resultado. Se for algo improvável, ninguém se sentirá motivado a fazer o esforço.

 

A solução ideal é utilizar dados concretos para estabelecer metas reais. Use o desempenho de anos anteriores ou outros indicadores que sejam condizentes com a sua realidade.

 

Relevant (Relevante)

As metas precisam ser realmente relevantes para o crescimento do seu estabelecimento. É preciso que esse esforço se traduza em resultados que causem impacto e valor para a marca.

 

Time-based (Temporal)

Por fim, cada meta precisa ser temporal. Ou seja, ela precisa de um prazo definido para ser alcançada.

 

Essa etapa é extremamente importante para avaliar os resultados em cada período para decidir se precisa fazer alguma modificação na forma de trabalho, a fim de alcançar os outros objetivos de médio e longo prazos.

 

As metas são ferramentas importantes para atingir os objetivos do seu negócio e ter um direcionamento do que precisa ser feito. Aplicando essa técnica na gestão da sua empresa, temos certeza que verá os resultados surgirem.


Gostou desse conteúdo? Então conta pra gente, qual é a principal meta do seu negócio para 2021?

Compartilhe esse conteúdo

Leia tambem:

Dicas de Gestão Foodservice | 09/02/2021
Dicas de Operação Foodservice | 06/07/2020