Nosso Blog

Saiba como fazer a gestão financeira para food service

Dicas de Gestão Foodservice | 17 mai, 2021
Saiba como fazer a gestão financeira para food service

Você sabe qual é a importância da gestão financeira para food service em um período de incertezas como o da pandemia?

Como mostramos na nossa Retrospectiva da Pandemia, bares e restaurantes de São Paulo passaram por muitas mudanças no último ano. Com tantas oscilações, é fundamental ter uma boa gestão financeira para que seu negócio continue operando.

 

Realizar a gestão financeira engloba ações e técnicas administrativas que incluem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras do seu bar ou restaurante.

 

Essas finanças são todas as despesas fixas e variáveis, assim como investimentos, lucros, financiamentos, empréstimos e o valor patrimonial do seu estabelecimento.

 

Cuidar bem das finanças é sempre importante, mas durante um período de crise e incertezas essas medidas se tornam ainda mais essenciais para garantir a saúde financeira do seu negócio e afastar problemas no futuro.

 

Dentre as vantagens de um bom gerenciamento, está o estabelecimento de metas, estipulação de prazos e monitoramento dos efeitos para saber se estão de acordo com o esperado pelo seu negócio.

 

Para te auxiliar nos primeiros passos, separamos 5 dicas que o SEBRAE recomenda para realizar uma boa gestão financeira em tempos de crise.

 

1. Faça uma análise do cenário

 

O primeiro passo é realizar um levantamento das despesas previstas para os próximos meses, separando os valores de acordo com cada tipo de despesa. 

 

Veja o quadro exemplificativo abaixo:

 

2. Verifique suas despesas

 

Ao se conhecer as despesas que devem ser pagas nos próximos meses, o operador encontrará mais facilidade em definir as ações corretivas, que priorizem as despesas com maior impacto nos negócios e que sejam passíveis de negociação. 

 

No exemplo  do quadro acima, as despesas relativas ao aluguel e materiais para produção são as que mais impactam no negócio. 

3. Ajuste os gastos

 

Em tempos de crise, é possível que haja uma redução no faturamento. Portanto, é fundamental que o operador ajuste suas despesas de acordo com essa situação, começando por:

 

  • Para micro e pequenos negócios, é fundamental separar as finanças da empresa das pessoais para que o negócio prospere, caso contrário, existe o risco de criar confusões no caixa, gerar dificuldades de avaliação sobre a real situação econômica da companhia e ainda ter problemas com o fisco.
  • Negociar com os fornecedores um aumento nos prazos de pagamento dos seus compromissos. 
  • Se tiver dívidas com instituição financeira, procure negociar visando, também, aumentar o prazo de pagamento, adequando o valor pago mensalmente ao seu faturamento. 
  • Evitar fazer alguma despesa que não seja extremamente necessária para a continuidade dos negócios. 

 

4. Busque formas alternativas de faturamento

 

O operador food service pode, também, procurar outros meios para aumentar o seu faturamento, tais como: 

 

  • Contar com uma distribuidora de alimentos como a Monte Carlo Alimentos que têm condições especiais para pagamento e entregas;
  • Atender via Delivery, pois disponibiliza seus serviços de entrega para manter o nível de compra dos clientes;
  • Fazer promoções durante os dias de baixa movimentação, oferecer cupons e descontos para pedidos;
  • Diversificar e ampliar as formas de pagamento on-line;
  • Implementar estratégias de marketing digital e redes sociais. 

 

5. Atente ao fluxo de caixa

 

A última dica é começar o gerenciamento do fluxo de caixa da empresa, considerando as receitas e despesas previstas.

 

Dessa maneira, a organização será melhor para manter a saúde financeira do seu negócio e reduzir o risco de não ter dinheiro para pagar seus compromissos. 

 

Baixe a planilha Fluxo de Caixa clicando aqui.

 

Gostou desse conteúdo? Então, não deixe de conferir os outros artigos e notícias do nosso blog. Mantenha-se por dentro de todas as novidades do setor food service!

 

Compartilhe esse conteúdo

Leia tambem: