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Tudo Sobre Social Selling no Food Service

Dicas de Gestão Foodservice | 16 ago, 2021
Tudo Sobre Social Selling no Food Service

Descubra como converter seus seguidores das redes sociais em clientes para o seu estabelecimento com o social selling.

Se você acompanha o Blog da Monte Carlo Alimentos, certamente sabe que sempre trazemos novas estratégias que podem ser utilizadas para melhorar o desempenho do seu negócio. E hoje, falaremos um pouco sobre o social selling, estratégia de conversão de seguidores em consumidores.

 

Antes de mais nada, o que é social selling?

 

Social selling, ou venda social, é o processo de criar um relacionamento com seu cliente através das redes sociais, para que a venda ocorra de forma natural e espontânea, sem grandes esforços por parte da empresa.

 

A ideia de fidelizar clientes já pode ser considerada obsoleta. O que as marcas devem procurar é o desenvolvimento de uma relação duradoura, onde o seu lead deixe de ser apenas um seguidor e passe a ser um consumidor ativo no seu estabelecimento.

 

E social selling para food service, funciona?

 

Se você leu nosso artigo Redes Sociais para Bares e Restaurantes já tem uma ideia de quais são os primeiros passos para causar impacto usando as redes sociais.

 

Com a reabertura do comércio na pós-pandemia, é muito importante entender o novo perfil de compra e consumo dos consumidores de alimentação fora do lar. A tecnologia se tornou indispensável neste segmento e precisa ter a devida atenção do seu negócio.

 

Se o seu objetivo é ter um social selling que gere resultados a longo prazo, o primeiro passo é entender os desejos e necessidades do seu público, e focar numa comunicação eficiente e bem direcionada para auxiliá-lo na conversão.

 

Então, sim, o social selling funciona para negócios food service e é uma estratégia que deve ser trabalhada, se quiser fazer vendas usando as redes sociais como ferramenta de prospecção.

 

Quais são as principais vantagens do social selling?

 

Dentre os principais benefícios da venda social, podemos listar os seguintes:

 

Estabelece vínculo com o cliente

 

O desenvolvimento de um relacionamento com clientes potenciais diminui o custo com divulgação com o público errado.

 

Além disso, o público que acompanha o trabalho da sua marca nas redes sociais estará mais disposto a consumir seus produtos e aumentará as chances dele indicar para familiares, amigos e colegas que tenham interesses em comum, como é o caso das hamburguerias temáticas que fazem sucesso em São Paulo.

 

Cria novas oportunidades de mercado

 

O setor de alimentação fora do lar foi um dos mais impactados com a pandemia da Covid-19. Para contornar a crise, a solução foi apostar na tecnologia como aliada na hora de vender. 

 

Nesse cenário, as redes sociais são uma grande aliada para encontrar novos clientes que, por algum motivo, ainda não conhecem o seu estabelecimento. Além dos posts tradicionais, você pode investir em anúncios patrocinados para o seu nicho.

 

Para saber mais sobre esse tema, você pode conferir nosso post: Estratégias de Marketing Digital para Restaurantes.

 

Melhora o processo de aquisição e retenção de clientes

Muito se engana quem pensa que os estabelecimentos food service não precisam investir em técnicas para prospectar e manter seus clientes.

 

Investir em social selling é uma forma eficiente de se conectar aos seus clientes com conteúdos orgânicos e respondendo suas interações nas redes sociais. E acredite: esse esforço traz resultados! 

 

Os consumidores que são bem atendidos no digital, tendem a confiar na marca e passam a consumir dela. No caso de restaurantes, esse entrosamento aproxima o cliente do seu estabelecimento e faz com que aumente sua vontade de consumir mais vezes.

 

Quero aplicar o social selling no meu restaurante. Por onde começo?

 

Como reforçamos nos tópicos anteriores, o primeiro passo para aplicar essa técnica é conhecer seu público-alvo e se empenhar no uso das redes sociais com estratégia, produzindo conteúdos relevantes e interagindo com seus seguidores.

 

Uma dica fundamental para ter sucesso é: esteja nas redes sociais certas e dedique-se a elas. Não adianta ter perfis em todas as redes se o seu público não as utilizar, muito menos se você não separar um tempo para interagir e atender seus clientes.

 

Quando se trata de food service, o tempo de resposta é um fator determinante para o público, afinal, “quem tem fome não espera”. Assim, o social selling bem executado precisa ser ágil e eficiente.

 

O ideal é ter um profissional de social media para executar esse trabalho. Ou então, você também pode contratar uma agência de publicidade digital para cuidar das suas redes sociais.

 

Quer aprender mais dicas de gestão food service? Acesse nosso blog e confira as nossas atualizações!

 

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